Embaixadores dos oceanos MAR>programacoris.blogs.sapo.pt

.Visitantes

.posts recentes

. Vida de eremita...

. Pinta Estrelas

. Prémio Dona Antónia- Idei...

. Stella Maris- Concerto An...

. Sérgio Azevedo, notícia P...

. Prémio SPA "Melhor Trabal...

. T-Shirts a favor da Assoc...

. Fotografia vida selvagem:...

. Espírito da floresta

. Fotografia de vida selvag...

.arquivos

. Maio 2012

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

Terça-feira, 4 de Agosto de 2009

O que se passa nos bastidores ?

 

Olá a todos!
 
Muitas pessoas estão entusiasmadas com o nascimento do Coro Estrelas-do-Mar. Já nos fizeram tantas perguntas que somos obrigados a começar a falar convosco um bocadinho mais cedo do que o previsto.
 
Como calculam, é preciso fazer muito trabalho para que, em Outubro de 2010 nasça o coro e comecem os ensaios. Todos estamos a trabalhar há já algum tempo e agora mais do que nunca, divulgando o coro junto dos seus futuros apoiantes, preparando todos os conteúdos pedagógicos, enfim "alinhavando" tudo!
O que o público vê é apenas o topo do "iceberg"!
 
 
Para aqueles que estão com muita curiosidade aqui fica alguma informação.
 
 
A todos os meninos & jovens das escolas do Concelho de Peniche e arredores,
 
Quando vocês começarem a escola nós estaremos muito ocupados e não vos vamos poder dar atenção.
 
Sabemos que vocês são uns artistas!... E que brilham como estrelas!
Vamos juntar muitos meninos e fazer um coro!
Todos juntos vamos cantar até que a voz nos doa!
 
O coro vai ter meninas e meninos. Se tens entre 6 e 9 anos podes vir às audições, quer dizer, podes vir ter connosco. Cantas um bocadinho para nós. Vamos aceitar até 40 crianças e jovens.
Na última semana de Setembro (de 2010) vamos receber todos os meninos.
 
Uma semana depois, no princípio de Outubro, começamos a ensaiar! Quando chegarmos ao Natal já vão estar preparados para fazer um pequeno concerto!
 
Os ensaios vão ser aos sábados de manhã. Todos os meninos e jovens que quiserem vir para o coro vão ter aulas de coro (ensaio) e iniciação/formação musical. Só assim conseguem ler bem música!
 
O coro já começou a ensaiar e tu tens um amigo ou colega que quer vir? Não tem problema! Diz-lhe que venha ter connosco. Todos os meses, no primeiro sábado, vamos ouvir os meninos que queiram entrar.
 
O coro nasce também com a missão de mostrar como é importante preservar-mos a natureza e os mares, que como sabes, é onde as estrelas-do-mar vivem!
 
Imagem: google images
Por isso temos de guardar este tesouro, e tomar conta dele para os meninos que vão nascer daqui a muitos anos!
 
Deixamos-te aqui um pedacinho de uma imagem que vai divulgar o coro. Mais tarde vais vê-la toda e ver como é gira!
Foi feita pela artista Ana Sofia Caetano.
 
A todos um excelente ano!
 
 
 
 
 
Aos Pais e Professores
 
O Coro Estrelas-do-Mar é uma iniciativa do Projecto No Reino do Dragão. Nasce com a intenção de contribuir para que, no concelho de Peniche, haja uma maior e melhor oferta cultural e turística.
Assim ao proporcionarmos às crianças e jovens um acesso a um bom ensino estamos a prepará-los para, num futuro próximo, poder-mos ter espectáculos feitos por artistas locais.
 
O coro não é uma escola oficial, é sim uma actividade para a comunidade local, que faz parte de um projecto na área do turismo. É desenvolvido um trabalho de parcerias com entidades representativas do poder local, associações, empresas, para dar acesso à música a preços que, de outra forma, não poderiam ser tão acessíveis.
 
Dentro em breve o ensino das artes, os cursos de música e dança, vão ser implantados e desenvolvidos nas escolas estatais de forma a criar competências artísticas nas camadas mais jovens.
 
Aqueles que quiserem ser amadores têm a oportunidade de, no coro, aprender um pouco de música, divertirem-se e tornarem-se num público mais consciente, mais conhecedor. Aqueles que quiserem abraçar a carreira profissional, têm aqui um bom começo, e o apoio, para escolherem o seu melhor percurso.
 
O Director Artístico, o compositor Sérgio Azevedo, e a Maestrina, Joana Raposo, asseguram uma excelente qualidade pedagógica e a certeza de que o coro Estrelas-do-Mar pode tornar-se, com o empenho e esforço de todos, num grupo de referência.
 
Perspectiva-se que a sua residência artística venha a ser na freguesia da Atouguia da Baleia.
Oportunamente daremos mais informação. As aulas serão, provavelmente, ao sábado de manhã e incluem: coro (ensaio) e iniciação /formação musical. A formação musical é obrigatória. Sem ela as crianças não têm a base que lhes permite ler música e interpretar as canções da forma mais correcta. As crianças que frequentarem o coro vão estar, seguramente, mais bem preparadas e conseguir melhores resultados nos seus estudos musicais.
 
Logo no primeiro ano de actividade, que corresponderá ao ano lectivo de 2010/2011, o coro fará algumas actuações. Não muitas, porque os miúdos e jovens precisam de se preparar para fazer uma boa apresentação.
 
No início do terceiro período (ano lectivo 2009/2010) começaremos a divulgar o coro. Nessa altura colocaremos mais informação aqui no blogue e faremos chegar a informação a várias instituições como as escolas, juntas de freguesia, etc.
 
Na última semana de Setembro iremos fazer as audições para a entrada no coro (audição anual). Uma semana depois iniciaremos os concertos. Todos os primeiros sábados do mês, antes da aula, guardamos algum tempo para fazer audições. Assim se houver crianças que querem entrar mesmo após o coro ter iniciado ensaios poderão fazê-lo, basta avisarem com antecedência.
 
A todos os pais pedimos a vossa melhor compreensão para ajudarem as crianças e jovens na sua escolha. Quando entrarem para o coro devem estar conscientes que aqui se poderão divertir muito, mas que, nos ensaios, têm de trabalhar empenhadamente e não podem faltar (só por motivo de força maior), caso contrário estão a pôr em risco o trabalho de todos.
 
Para que o coro tenha bons professores, visitas de estudo interessantes, bons materiais (e mensalidades acessíveis) a Direcção do coro tem de desenvolver muitos esforços, desde a realização de eventos de angariação de fundos à obtenção de numerosos apoios e parcerias. Compromete-se também a realizar um número mínimo de concertos, que é a forma que temos de mostrar o resultado do investimento que fizeram em nós e partilhar o que nos move: a música!
 
Queremos que o coro tenha um bom nível e por isso as actuações são limitadas, para que os alunos tenham tempo para se prepararem. Neste momento já começámos a elaborar o calendário de concertos.Existem entidades que gostariam de receber o coro e já não há datas disponíveis. Assim temos de perceber a importância de honrarmos o compromisso a que nos propomos: criar um excelente coro! Para lá chegar só existe um caminho: dedicação, entrega..de corpo e alma! E acreditamos que vão gostar do resultado…
 
 
Aos futuros
“Amigos do Coro Estrelas-do-Mar”
 
Em 2010 será criado o círculo de amigos do coro. Destina-se a dar resposta a todos os que gostem de acompanhar as actividades do coro e de ajudar de alguma forma. Quando o coro iniciar os seus concertos toda a ajuda será pouca para movimentar tanta gente! Não precisa de ter um filho a frequentar o coro para poder ajudar. Qualquer pessoa o pode fazer. Basta vir ter connosco e juntar-se ao grupo de voluntários.
A partir do segundo trimestre abriremos as inscrições. A entrada e permanência é gratuita.
 
 
 
Às futuras “Madrinhas & Padrinhos”
Este programa vai arranjar dezenas de novas madrinhas & padrinhos para os nossos meninos!
Destina-se a angariar donativos de pessoas individuais e outras entidades, públicas ou privadas, que queiram apoiar o coro. Haverá várias modalidades adaptadas a todas as bolsas ;-)
Todos poderão ajudar!
 
 
Bazar Musical
Como suporte às campanhas de angariação de fundos é necessário haver um bazar musical. Sempre que possível criaremos artigos próprios, para o nosso “merchandising” recorrendo sempre a artistas nacionais ou locais e criando peças que traduzam a nossa cultura. Não se esqueça: se tiver que oferecer uma prenda, passe primeiro no nosso bazar musical ;-)
 
Já devem ter percebido que vamos estar sempre a pedir o vosso apoio, o vosso envolvimento, para que juntos consigamos criar um coro que seja um grande motivo de orgulho para todos nós!
 
Até breve
 

A Direcção do coro

publicado por APCUNHA às 21:30
link do post | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags

.subscrever feeds