Embaixadores dos oceanos MAR>programacoris.blogs.sapo.pt

.Visitantes

.posts recentes

. Vida de eremita...

. Pinta Estrelas

. Prémio Dona Antónia- Idei...

. Stella Maris- Concerto An...

. Sérgio Azevedo, notícia P...

. Prémio SPA "Melhor Trabal...

. T-Shirts a favor da Assoc...

. Fotografia vida selvagem:...

. Espírito da floresta

. Fotografia de vida selvag...

.arquivos

. Maio 2012

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

Segunda-feira, 14 de Junho de 2010

De França veio uma LUFADA de ar fresco! O Francisco Lobato vence a3ª regata do dia.

Imagem: FLSailing Team
 
"Francisco vence a terceira regata do dia

14.06.10

Campeonato de França de Vela Oceânica em Solitário

“Competição em Oito Países por Mar”

LOBATO – Veleiro “ROFF/Tempo-Team”

Muita Adrenalina na Regata “La Quiberon Solo”

FRANCISCO LOBATO VENCE TERCEIRA REGATA DO DIA

O Veleiro ROFF/Tempo-Team, do Skipper luso Francisco Lobato, venceu a última das três regatas que se disputaram neste primeiro dia da prova “La Quiberon Solo”, que integra o “Campeonato de França de Vela Oceânica em Solitário” e que liga oito países por mar.

 

Nesta jornada inaugural da competição, os velejadores tiveram pela frente três árduas regatas, com um percurso em forma de banana, montado na Baía de Quiberon, Com o vento a soprar forte de Norte, com alguns saltos e dois veleiros a colidirem entre si.

 

Na terceira regata do dia, Francisco Lobato foi o primeiro velejador a cortar a linha de chegada. Já em terra, Lobato que largou a meio da linha, explicou: “larguei a meio e desde logo saltei com o vento e fui parar ao primeiro lugar, posição em que fui bastante tempo destacado. Passaram duas frentes de relâmpagos e o vento oscilou entre os 0 e os 15 nós. Na bóia de bolina, houve um novo salto de vento e dois adversários aproveitaram a situação para me ultrapassar, passando para terceiro lugar. Mantive essa posição e, no fim, aproveitei uma zona de corrente muito forte, conseguindo passar para a primeira posição”.

 

Francisco Lobato mostrou-se bastante satisfeito com esta vitória. “Foi óptimo, mas ainda há muito campeonato pela frente, pelo que tenho de treinar mais porque sinto que ainda não estou no ritmo dos melhores, embora sinta progressos”.

 

Na primeira regata, Francisco Lobato fez uma boa largada estando entre os três primeiros, lado a lado com Anthony Marchand, concorrente directo do jovem velejador luso em “Bizuths” (estreantes na classe Figaro). Os participantes rumaram a terra com boa velocidade. O espaço junto à bóia de rondagem revelou-se curto para as 36 embarcações em prova, havendo vários toques e muita adrenalina.

 

O içar do spi do Francisco não correu bem e acabou por ficar enrolado – em forma de “soutien” -, demorando 2 a 3 minutos a encher completamente. Na chegada à bóia de popa, a confusão instalou-se novamente com os veleiros a estarem separados por milímetros. Francisco Lobato jogou pelo seguro e optou por rondar a bóia pelo lado de fora.

O Jovem Skipper luso terminou a primeira regata a meio da tabela, atrás do seu adversário directo – Anthony Marchand. O vento soprou forte, 20 nós do quadrante Norte.

 

Na segunda regata, a largada do Veleiro ROFF/Tempo-Team não foi tão boa, rondando a primeira bóia a meio da tabela classificativa. Na chegada à segunda bóia, que é a de desmarque, o spi do Francisco encheu-se antes de tempo, o que impossibilitou o velejador de fazer a rondagem, pelo que teve de o recolher, tarefa que se revelou difícil porque o vento soprava com rajadas entre 15 a 20 nós. Lobato perdeu, deste modo, muito tempo, e, apesar de ter feito toda a regata a lutar arduamente para recuperar posições, acabou por cortar a linha de chegada na 35.ª posição.

Tal como Francisco, outros velejadores sofreram alguns incidentes. Na rondagem da bóia de popa, o spi do veleiro de Bernard Stamm encheu-se ao contrário e a embarcação andou para trás, causando o caos e pequenas colisões entre os participantes.

 

Esta terça-feira cumpre-se o segundo dia de competição, seguindo-se a regata nocturna (uma noite no mar) “Grand Course” e ainda a clássica “Tour de Belle-Ile” que põem à prova as capacidades, conhecimentos e resistência dos velejadores."

ALC

 

Comunicado de Imprensa (ALC)

publicado por APCUNHA às 21:23
link do post | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags

.subscrever feeds